O TÓNICO PARA A PELE É UM CUIDADO ACTUAL?

Relíquias de outros tempos?
No outro dia vendi um tónico para a pele. Ah, sim, este artigo é sobre dermocosmética, ficam já de sobreaviso se não for a vossa praia.
Estranhei porque, pelo menos dentro do meu dia a dia, não é muito habitual que venha à baila na conversa, nem ao baile no meu rosto.
Para que serve? Como se aplica? É necessário?
Os tónicos podem ser variados e cumprir várias funções, mas de um modo geral, cumprem 2 funções importantes: restabelecem o pH da pele; e preparam-na para a aplicação de um creme.
Diariamente lavamos o rosto e aplicamos o nosso creme hidratante e o tónico fica ali no seu cantinho a decorar a bancada, porque às vezes até fica bem para enquadrar as poses e caretas catárticas feitas em frente ao espelho.
Mas a questão é que nós lavamos o rosto com produtos com pH neutro (pH=7), como o típico gel de lavagem, as mousses, e as águas micelares ou desmaquilhantes, quando a nossa pele tem um pH um pouco mais ácido que isso, no seu estado habitual (ph=5).
Claro que o pH acaba por ser restabelecido com o tempo pela própria oleosidade da pele, mas uma das funções do tónico é tratar logo desse assunto.
A outra função é preparar a pele para receber o creme, aumentando o efeito do que quer que se ponha a seguir, como quem faz a cama antes de se deitar nela para não dormir por cima dos lençóis todos enrodilhados.
Os tónicos vêm em muitos formatos, e cada um deve adequar o produto à sua própria pele, como já é costume nestes temas.
Tónicos com efeito adstringente (normalmente os que têm mais álcool), são particularmente indicados para peles oleosas, porque fecham os poros, impedindo que essas fontes de óleo facial continuem a encher a cara de sebo.
A aplicação é feita normalmente com um algodão embebido, e a questão da necessidade… Bem, essa fica para cada um experimentar e decidir, como sempre.
Por mim, depois desta breve incursão no mundo da preparação e protecção da pele… Acho que a garrafinha de tónico fica bem em frente ao espelho quer esteja vazia como cheia por isso vale a pena experimentar.
Texto escrito pela Filipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.