Os lanches para a escola
Esta semana a propósito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação os miúdos receberam na escola sugestões de lanches “saudáveis”.
Conversámos , tirámos e acrescentámos ingredientes aos menus e juntos chegámos a um plano semanal:
Esta boa iniciativa do agrupamento escolar tem o mérito de pôr pais e filhos a pensarem nas escolhas saudáveis.
Os dias passam a correr, entre as mil e uma coisas que preenchem as minhas vinte e quatro horas, confesso que foi a primeira vez que parei para pensar a sério sobre os lanches e snacks.
Sei o que quero: evitar alimentos processados porque têm muito sal,e este está associado à hipertensão, e muito açúcar, que é responsável pelo excesso de peso e a diabetes.Além de terem um perfil nutricional mais pobre e ingredientes artificiais “com fartura”.
Sim,é verdade que são mais prácticos, tirar da prateleira para o cesto do supermercado e depois directamente para a lancheira. São de fácil consumo com a vantagem de serem mais baratos!
Confesso que muitas vezes passo no supermercado, com os minutos e milésimos de segundo contados, e estes produtos estão arrumados de uma forma estratégica mesmo à mão, perfeitos para “desenrascar a coisa”.
Não quero que os meus filhos a longo prazo paguem uma factura bem cara= a falta de saúde.
Claro que uma alimentação sem este tipo de alimentos exige uma maior dedicação na cozinha…e eu sempre fugi dela.
Mas com a equipa da casa entusiasmada e motivada e a planificação pendurada na porta do frigorífico já avançámos para a casa número dois.
Agora começamos pelos lanches para a escola e depois quem sabe…
Vou contar aqui tudo sobre este novo desafio.
Em caso de dúvida ou sugestões fale com a sua farmacêutica.
4 comentários em “Os lanches para a escola”