Mochilar é trazer recordações e …
Hoje viajei de interrail, durante alguns momentos “tive um pé” no filme Antes de amanhecer.
Um casal de namorados veio à farmácia de manhã bem cedo, à procura de um conselho… Como eu gostava de ter feito uma viagem assim.
Ele entrou primeiro, segundos depois chegou ela. Traziam mochilas iguais às costas, e apesar de as letras estarem quase sumidas ainda consegui ler a frase estampada no bolso da frente: I love eco trips.
Ele tirou o gorro cor de ferrugem da cabeça deixando saltar, como fossem molas, dezenas de caracóis.
Ela começou a falar ao mesmo tempo que arrumava as enormes madeixas ruivas atrás das orelhas, deixando à vista as maçãs do rosto salpicadas de minúsculas sardas.
Tinham chegado há meia dúzia de dias de uma viagem por algumas cidades da Europa: Paris, Amesterdão, Berlim e Bruxelas.
Atropelavam-se nas palavras e no riso, tal era o entusiasmo como contavam as peripécias vividas durante aquele mês. Estavam apaixonados pela vida, um pelo outro.
Em Barcelona, dormiram uma noite na estação porque perderam o comboio que fazia ligação para Paris.
-“Como tínhamos algumas horas pela frente, peguei na viola e comecei a tocar. Pouco tempo depois, já não éramos apenas dois, mas um grupo de doze muito fixe”- Contou Ela enquanto batia com as pontas dos dedos no balcão como estivesse a marcar o ritmo de uma música.
Além de dormirem no comboio, pernoitaram algumas vezes em hostels e albergues.
Mas foi Ele que começou a explicar o porquê da visita despertina à farmácia:
-“Não sei se fomos picados por um bicho ou se estamos com alergia a alguma coisa que comemos na viagem. Temos muitas borbulhas pequenas espalhadas pelo peito. Mas o pior é que dão muita comichão”.
O que é a Sarna?
É uma infestação da pele, muito contagiosa, causada por um ácaro, que é um parasita muito pequeno.
Como se transmite?
Através do contacto entre a pele de uma pessoa com sarna e a pele de uma pessoa não infestada. Também pode haver contágio através do contacto com objectos infestados. Provavelmente foram contagiados pelas roupas de cama infestadas com o parasita, nos locais onde passaram algumas das noites, durante a viagem.
Os principais sinais e sintomas da Sarna são:
Lesões na pele: surgem pequenas manchas em várias zonas do corpo (com aspecto semelhante a picadas); nas mãos entre os dedos, nas axilas, nos seios e no tronco. Nas crianças pode ainda atingir as palmas da mão, a cabeça e as plantas dos pés.
Comichão: manifesta-se de forma intensa, principalmente durante a noite.
Como é feito o Tratamento?
O Tratamento é feito com a aplicação de medicamentos escabicidas directamente na pele, para eliminar o parasita que provoca a doença:
Esta aplicação deve ser feita após um banho de água tépida, excepto no caso de bebés e crianças, que por terem uma absorção aumentada ao nível da pele devem saltar este passo;
- Deve aplicar em todo o corpo, incluindo cotovelos, axilas, genitais e debaixo das unhas e deixar secar.
Poderá ser necessário a toma de um anti-histamínico apara aliviar a comichão, evitando os indesejáveis arranhões e consequente infecção secundária por bactérias.
Após o tratamento, a comichão e as lesões na pele podem persistir ainda durante algumas semanas. No entanto o doente deixa de ser contagioso.
QUE CUIDADOS DEVO TER PARA EVITAR UMA REINFESTAÇÃO?
- Lave toda a roupa da cama incluindo os lençóis, fronhas, almofadas, edredão, cobertores, colchas a uma temperatura elevada (pelo menos 60ºC);
- Lave toda a roupa de vestir, peluches, bonecos e outros objectos que possam estar contaminados;
- Sapatos e objectos, cuja lavagem não seja possível, coloque-os dentro de um saco de plásticos selados, durante três dias.
- Deitar fora cremes, loções, desodorizantes usados pelo doente com sarna.
Dada a forma de transmissão, a sarna pode disseminar-se facilmente em ambientes familiares, lares de idosos e creches.
No final decidiram que para a próxima viagem, vão levar sacos de cama e revestimentos para os mesmos, evitando uma possível infestação.
Saíram da farmácia informados e já a pensar no próximo interrrail e eu logo ao serão, vou voltar a ver o filme.
Em caso de dúvida fale com a sua farmacêutica 😉