
Fugi de casa!
Ontem à tarde a Mariana entrou na farmácia, murmurou um bom dia, deixou-se cair na cadeira de espera e durante alguns segundos tapou a cara com as mãos. Trazia o cabelo preso num rabo-de-cavalo, vestia umas leggings pretas e uma camisa de ganga cujos botões estavam quase todos nas casas erradas.
Após escassos minutos exclamou: Fugi de casa!
Levantou-se e já no balcão com um olhar que acusava falta de horas de sono queixou-se: Sinto-me cansada, sem forças, e desesperada por não saber o que fazer, a minha bebé chora tanto!
Deixei-a com o pai e vim à procura de ajuda. Como posso acabar com as cólicas?
A Mariana é mãe de primeira viagem, a sua bebé, a Joana, tem um mês de vida. Acompanhei a sua gravidez desde o início e agora a sua maternidade bem de perto.
Com uma voz serena comecei a conversa com a Mariana, explicando como é normal a Joana chorar pois é a sua forma de comunicar com o mundo. Chora porque está com fome, tem a fralda molhada ou suja, tem frio ou calor, está doente ou simplesmente está desconfortável.
O meu filho mais velho, a partir da segunda semana de vida até por volta dos quatro meses de idade chorava muito irritado agitando os braços e as pernas em sinal de desconforto na barriga durante certos períodos do dia.
Porque é que os bebés tem cólicas?
As cólicas são a acumulação de gases devido ao ar que a sua bebé engole durante a amamentação e choro. Mas há gestos que vocês, pais, podem fazer que ajudam a aliviar:
- Altere a posição de amamentação da Joana, colocando-a mais na vertical, pois facilita a expulsão do ar engolido.
- Deve colocá-la a arrotar sempre depois de mamar apesar de não ser obrigatório a bebé arrotar.
- Faça uma massagem na barriga no sentido dos ponteiros do relógio e flitaas perninhas sobre a zona abdominal.
- Peça ao pai para coloca-la na posição “tigre na árvore”, ou seja,
Deite a Joana de barriga para baixo sobre o seu antebraço com a palma da mão virada para cima a segurar na zona da fralda. A cabeça deve ficar apoiada no cotovelo.
Tudo isto favorece a expulsão de ar diminuindo o desconforto da sua Joana.
Como a Mariana está a amamentar deve observar se há ligação entre aquilo que come e o choro da Joana, pois pode haver algum alimento que a bebé não tolere ainda devido à imaturidade do seu aparelho digestivo. Alimentos como o leite de vaca, os citrinos, certos condimentos, bebidas com cafeína e gás podem causar reacção na Joana.
A Mariana não se deve sentir culpada por ter “fugido de casa”, deixar a filha com o pai ou com a avó para respirar e tomar fôlego faz bem e recomenda-se. A Joana precisaque a mãe se sinta bem nesta nova fase da sua vida. Obrigatório: deixar o leitinho para a bebé e desligar o “complicómetro”!
O choro gera stress na dinâmica familiar, o qual por sua vez, é sentido pela sua bebé e faz com que chore mais.
Não há melhor conselho nesta fase como muito colinho, muita paciência e miminhos.
As cólicas incomodam os bebés e preocupam os pais.
Mas a boa notícia é que as cólicas depois passam.
Sara says:
Nunca fugi de casa mas vontade não me faltou… O meu filhote também tinha muitas cólicas. É desesperante!