ALÔ, ALÔ! COMEÇOU A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Iniciou-se esta semana a campanha de vacinação contra o vírus da gripe, e na farmácia todos os dias com a afluência de pessoas que vêm tomar a sua vacina, surgem dúvidas acerca da vacinação, por isso vamos lá em modo “as perguntas mais frequentes” tentar abordar algumas das respostas:

O que é a gripe?

É uma doença aguda viral que afecta predominantemente as vias respiratórias

Como se transmite a gripe?

É uma doença muito contagiosa e transmite-se através de partículas de muco ou saliva de uma pessoa infectada, ou seja, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto directo com superfícies contaminadas, por exemplo, através das mãos. Imagine-se: espirro na mão: vírus na mão. Passou-bem: passou também o vírus para uma outra mão de outra pessoa. Depois basta contactar com uma nova boca, nariz ou afins, e temos nova pessoa infectada.

Quem deve ser vacinado contra a gripe? 
Devem ser vacinadas as pessoas que têm maior risco de sofrer complicações derivadas da gripe:

Pessoas a partir dos 65 anos, grávidas, doentes crónicos e imunodeprimidos (indivíduos cujo sistema imunológico está enfraquecido), profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados pela probabilidade acrescida de contrair o vírus devido ao contacto directo com os utentes.

Quem não deve ser vacinado contra a gripe?
As pessoas com alergia grave ao ovo ou que tenham tido uma reacção alérgica grave a uma dose anterior da vacina contra a gripe.

A vacina pode provocar a gripe? 
Não. A vacina contra a gripe não contém vírus activos, pelo que não pode provocar a doença. No entanto, as pessoas vacinadas podem contrair outras infecções respiratórias virais que ocorrem durante a época de gripe e para as quais não há vacina (por exemplo, a comum constipação pode ocorrer na mesma).

Como se deve guardar a vacina?
Quando compra a sua vacina na farmácia, a vacina deve ser administrada logo que possível. Se a levar para casa para administração posterior, a vacina deve ser conservada dentro da embalagem, no frigorífico, entre +2º e +8ºC (nas prateleiras do meio do frigorífico e não na porta).

A vacina contra a gripe é mesmo eficaz? 
Sim. A vacinação reduz muito o risco de contrair a infecção e se for infectada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações.

A vacina dá protecção a longo prazo?
Não. O vírus muda constantemente, surgindo novos tipos de vírus para os quais as pessoas não têm imunidade e a vacina anterior não confere protecção adequada. Por isso a vacina é diferente em cada ano.

Quando deve ser feita a vacinação? 

Como em Portugal o pico da actividade gripal tem ocorrido entre Dezembro e Fevereiro, a vacinação deve ser feita, preferencialmente até ao final do ano, podendo, no entanto, decorrer durante todo o Outono e Inverno.

Como se evita a gripe? 
A gripe pode ser evitada através da vacinação anual, evitando o contacto com pessoas com a doença e tendo alguns cuidados no nosso comportamento, por exemplo lavando frequentemente as mãos.

Como posso evitar transmitir a gripe?

  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize toalhetes;
  • Use lenços de papel de utilização única (deite nos sanitários ou no lixo comum);
  • Ao espirrar ou tossir proteja a boca com um lenço de papel ou com o antebraço; não utilize as mãos.

 

Onde se compra e onde é administrada a vacina?

A administração é gratuita nas unidades do SNS, mas além de as vacinas serem dispensadas nas farmácias, mediante prescrição médica, com comparticipação de 37%, a vacina também pode ser administrada na sua farmácia porque tem profissionais formados para administrar esta vacina e cumprem todos os protocolos de segurança.

A minha receita médica tem validade?

As receitas médicas emitidas a partir de 1 de Julho de 2018 nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, são válidas até 31 de Dezembro.

E já sabe, se houver alguma questão a esclarecer consulte o seu médico e farmacêutico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.