Oh não! Outra borbulha, mesmo no nariz!

Quando os bebés da farmácia trocam os babygrows, pelos tops e pelas calças rasgadas nos joelhos …  a condizer com as Doc Martens, fico com a nítida sensação que ganhei mais um ou dois cabelos brancos.

Querida Carol, ainda ontem vinhas à farmácia a baloiçar no teu sling às bolinhas, buscar o creme muda da fralda, ou uma chucha para substituir a que ficou esquecida no parque, a lata de leite para levares na mala para os avós, quando a mãe ia numa escapadinha com o pai.

Hoje vens sozinha, pedir-me ajuda, porque as mudanças físicas que resultam da adolescência e a pressão de pertencer ao grupo, não é pêra doce.

Começas por contar-me que vais comprar maquilhagem, porque as tuas amigas já têm, e levar a bolsa da mãe às escondidas, é para bebés.

Além de ficares mais gira, como tu própria dizes, queres também tapar as malditas borbulhas.

Como trato a acne?

O primeiro passo, e o mais importante, é a limpeza com um gel de lavagem adequado, de forma a eliminar eficazmente o excesso de sebo que a pele produz. Só depois de a pele estar limpa é que se deve aplicar um creme para a acne.

A Carol, por ter uma pele oleosa, vai usar um creme matificante (absorve o sebo e o suor e normaliza a produção de sebo),

E um stick anti-acne secante localizado para aplicar nas borbulhas.

Alertei a Carol para não usar maquilhagem espessa e oleosa, porque além de agravar a acne pode despoletar mais borbulhas. As camadas de maquilhagem na pele podem disfarçar as imperfeições, mas vão fazer com que pareça que está a usar uma máscara …

Assim qualquer que seja o produto que escolha – também é valido para os protectores solares e maquilhagem – deve ser sem óleos e não comedogénico (deve ler o rótulo).

NUNCA se deve espremer as borbulhas ou fazer a esfoliação da pele, porque as borbulhas são provocadas por uma bactéria e ao fazê-lo vai “semeá-la”noutros sítios.

Combinámos voltar a conversar daqui a alguns dias, depois de iniciar os cuidados, não só para falarmos acerca dos resultados do tratamento, mas também para debatermos os percalços e as dúvidas de uma adolescente 🙂

PS- Estes cuidados também são para os Franciscos, os Filipes e os Andrés …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *