Mãe! Fiz uma tatuagem.

Rescaldo do dia dos namorados

 Andreia entra ofegante na farmácia e como estivéssemos sozinhas começa o seu protesto de mãe:

– A minha Bia… o que a minha filha se lembrou de fazer!

Para evitar que todos os que estavam na farmácia ficassem a saber da vida da Beatriz, fiz sinal à Andreia e fomos para o gabinete continuar a conversa.

Depois de fechar a porta e ela ter recuperado parte do fôlego, começou a contar-me:

– A Bia chegou hoje da viagem de finalistas, certo? – pergunta retoricamente. – Chega a casa e entrega-me um saco com os tradicionais caramelos e eu ia agradecer quando reparei que para além disso tinha trazido uma TATUAGEM no braço!

À medida que a Andreia acentuava e repetia a palavra tatuagem, tenho a imagem clara dos seus caracóis pretos a ganharem vida como propositadamente para reforçarem o desgosto.

Deixa-se cair na cadeira rendida.

Olha-me nos olhos e num tom mais baixo, como se a procissão ainda fosse no adro, continua:

 – Tive de sair de casa para me acalmar, que já ia dizer alguma coisa de que me ia arrepender… é que ainda não lhe contei o pior Luísa!

Por momentos quase tudo me passou pela cabeça: será que a tatuagem causou uma alergia na pele ou uma infecção? Talvez não tenha procurado um tatuador certificado.

– Luísa a minha Bia não tatuou uma flor, nem uma borboleta ou uma estrela, ela pediu para tatuar o nome do NAMORADO!

Tenho de admitir que me custou reprimir o sorriso de alívio.

– O que é que eu devo fazer agora?

– Primeiro, – disse eu – respirar fundo.

Depois vamos cuidar da pele da Bia, está bem?

Cuidados a ter com a tatuagem

A limpeza do local da tatuagem é crucial no processo de cicatrização, a zona afectada deve ser limpa,duas ou três vezes por dia, com soro fisiológico ou, em alternativa, água tépida utilizando sempre um sabão neutro.

Igualmente importante é secar bem a área, ensopando com uma toalha macia mas sem esfregar com força.

Após a limpeza, deve aplicar-se um creme cicatrizante, em quantidade suficiente para cobrir  toda a zona da tatuagem, e deve ser renovada várias vezes ao dia, principalmente nas primeiras semanas.

Durante os primeiros dias, pode ser utilizada película aderente para envolver a zona após a aplicação do creme de forma a evitar o contacto com as roupas.

A dor, dependendo do local e tamanho da tatuagem escolhida, pode estar presente durante o processo e nos dias a seguir, caso seja necessário, pode tomar paracetamol.

Devem-se evitar AINEs –  medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides – como o ibuprofeno pois inibem a agregação plaquetária, o que  pode aumentar o sangramento durante o processo e atrasar a cicatrização.

Evitar o sol e a água muito quente, ter cuidado para não coçar e arranhar a zona e estar atento a sinais de infecção.

Ao fim de duas a quatro semanas a cicatrização deve estar completa, e tem uma vida pela frente para contemplar as decisões de uma viagem de finalistas (tenham elas sido boas ou más que isso a mim já não me compete decidir!).

Em caso de dúvida pergunte à sua farmacêutica 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *