LANCHES SAUDÁVEIS PARA A ESCOLA #5

FRUTA

Reuni a minha escadinha e e depois do debate escolheram as peças de fruta para levarem nas lancheiras para a escola,preferencialmente são peças de fruta para “comer à dentada” ou …que não fiquem escuras depois de descascadas.

É aconselhável lavar muito bem todos os frutos antes de os consumir, mesmo aqueles que vão ser posteriormente descascados,deve retirar a casca, se não tiver segurança em relação aos pesticidas que foram usados durante o cultivo, uma vez que grande parte dos químicos usados acumula-se na casca.

Para completar o lanche os miúdos optaram pelas nozes, amêndoas ou pinhões.

As frutas, são muito ricas em vitaminas, sais minerais, fibras e vários micronutrientes protectores. Fornecem geralmente mais hidratos de carbono do que os hortícolas e a frutose – açúcar
característico dos frutos – determina o grau de doçura das diferentes peças de fruta.

Os frutos secos são uma alternativa saudável a snacks muito açucarados e hipercalóricos. São ricos em hidratos
de carbono, fibras, minerais e fornecem quantidades consideráveis de ácidos gordos polinsaturados. São também grandes fornecedores de energia (calorias), daí que o seu consumo deva ser moderado.

Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo mínimo de 400g de frutos, legumes e hortaliças por dia.

Para ler AQUI acerca das recomendações Da Direcção Geral da Saúde.

Fotografia Daniela Sousa Photography

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