Intolerante à proteína do leite de vaca?

Partilho mais uma “foto polaroid” da viagem do Bruno pelo país da parentalidade…

“Certo dia, após a segunda mamada da manhã, a nossa bebé deitou o leite todo fora. Ao contrário do que era habitual – aquele bolçar que é ideal para dar novo estilo ao nosso guarda-roupa – desta vez o leite foi projectado estilo boca de incêndio, o que só é bom para apagar alguma pequena chama, ou para renovar completamente o nosso guarda-roupa. Nesta altura ela tinha cerca de cinco semanas e nós pais ficámos apreensivos porque nessa altura ainda só nos preocupávamos com a saúde dela, em vez de prestarmos a devida atenção às consequências estilísticas. No dia seguinte o episódio repetiu-se e decidimos recorrer à médica porque era ainda uma bebé muito pequena, ficámos preocupados.

A conversa com a doutora produziu uma importante conclusão: a distinção entre bolçar e vomitar. Essencialmente o vómito implica esforço e projecção do conteúdo do estômago, enquanto o bolçar está mais associado a ar que estava preso no estômago e que decide fazer um Prison Break arrastando o seu Lincoln Leite consigo – de forma lenta e ponderada, aguardando pela melhor posição para sair a (es)correr sem que ninguém dê por nada. Apesar da explicação ficámos na dúvida se seria uma coisa ou a outra pelo que a médica disse que se o acontecimento se voltasse a repetir deveríamos contactá-la novamente.

Na manhã seguinte a nossa bebé volta a repetir o feito em jacto. Contactámos a médica novamente, e a suspeita recaiu sobre a possibilidade de uma intolerância à proteína do leite de vaca (que passa do frigorífico para o estômago da mãe, daí para a mama, e da mama para a bebé). Sugeriu à mãe tirar da dieta o leite e os derivados durante 15 dias para fazer a experiência. De facto, ultimamente a mãe andava a ingerir mais produtos lácteos por isso esta possibilidade tinha alguma lógica.

Após vários dias com esta restrição a bebé não voltou a vomitar. Este tipo de intolerância ocorre com alguma frequência nestas idades e deve-se à imaturidade digestiva dos bebés. É também normalmente uma situação passageira. No nosso caso, passados três meses voltámos a introduzir o leite na dieta da mãe aos poucos. Até agora não houve nada de vómitos de intolerância. Não que tenha saudades de a ouvir a vomitar, mas por esta altura estava mesmo a precisar era de renovar o guarda-roupa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *