Hoje: lavou ou molhou o rosto?

Lavar ou molhar… leia as diferenças

Será que todas as pessoas fazem a higiene do rosto?

Hoje, durante o aconselhamento de um creme, salientei a importância da higiene do rosto.

Muitas vezes pergunto como é feita essa “limpeza” e a maioria dessas vezes respondem-me “lavo com água todos os dias!”… água!? “sim, água da torneira…”! Todos os dias o nosso rosto está exposto a agentes poluentes, como poeiras e fumos, por isso uma boa higiene é fundamental.

É verdade que muita sujidade sai com água, mas para uma comparação semi-precisa, não se lava a loiça apenas com água porque existem muitos compostos lipossolúveis que não são removidos dessa forma. Não aconselho, naturalmente, que se use detergente da loiça na cara, mas ter alguns cuidados específicos e aplicar alguns produtos de limpeza adequados podem fazer toda a diferença no conforto e no aspeto da pele que temos de vestir todos os dias.

1º passo a limpeza – pode ser feita de duas formas:

*Com enxaguamento: este tipo de limpeza é feito com um gel ou mousse de lavagem, e requer a remoção do agente de limpeza com água abundante. É adequado numa pele normal a mista e numa pele oleosa.

*Sem enxaguamento: aqui encontramos produtos como a água micelar, o leite de limpeza e toalhitas de limpeza. Quando decidimos por esta opção não é necessária a remoção com água. Para aplicar devem usar-se discos de algodão.

2º passoo tónico

O pH da nossa pele costuma ser cerca de 5, mas durante o processo de limpeza aumenta para 7, o que pode favorecer o envelhecimento da pele. O tónico serve em parte para reajustar o pH da pele e, graças ao efeito adstringente, para melhorar a penetração do sérum e/ou creme. O tónico aplica-se com um disco de algodão, “calcando” sem esfregar, numa pele previamente lavada e seca. Devem ser adaptados a cada tipo de pele.

3º passoo cuidado

Depois da higiene procede-se então à hidratação, tendo em conta que para cada tipo de pele há um cuidado adequado: por vezes quero apenas hidratar, outras vezes quero aumentar a firmeza, ou talvez um cuidado anti-idade ou apenas nutrir uma pele que se encontre desnutrida.

Independentemente do cuidado em questão, saliento sempre que previamente deve aplicar-se o sérum, e só posteriormente o creme, porque o primeiro é o mais concentrado mas também mais rapidamente absorvido, se for colocado por cima do creme, perde a maior parte do seu efeito.

Uma a duas vezes por semana é importante fazer-se a esfoliação do rosto para melhorar o grão da pele.

Em caso de dúvida consulte a sua farmacêutica 🙂

NOTA:os cuidados apresentados são destinados principalmente a adultos com mais de 18 anos.

Texto escrito pela Filipa.

  1. Célia Cristo says:

    Bom dia,

    os conselhos que dá para a limpeza e cuidado da pele do rosto estão normalmente associados a adultos, mas a foto é de uma criança. A pergunta que coloco é: são também conselhos para a pele das crianças?
    Obrigada pelos conselhos e orientações.

    Célia

    • Obrigado pelo reparo Célia!
      Realmente não me tinha ocorrido que o texto pudesse ser assim interpretado.
      Já adicionei o comentário de esclarecimento.Os cuidados apresentados são destinados principalmente a adultos com mais de 18 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *